Economia

Inadimplência do consumidor em Guarulhos recua 2,8% entre janeiro e junho

Números são da Boa Vista SCPC, parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos

Guarulhos, 27 de julho de 2017

Em Guarulhos, o Indicador de Registros de Inadimplentes recuou 2,8% nos valores acumulados no ano até junho, de acordo com os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Garulhos). No resultado interanual, a inadimplência diminuiu 5,4%, enquanto nos dados mensais de junho contra o mês anterior o índice cedeu 0,5%.

Entre janeiro e junho de 2017, o recuo do município foi maior do que as quedas apresentadas na Região do Alto Tietê (1,7%) , no Estado de São Paulo (que não teve variação) e no Brasil (0, 4%). Na comparação entre os meses de junho de 2016 e 2017, Guarulhos também obteve vantagem em relação aos demais. Enquanto a inadimplência recuou 5, 4% na cidade, no Alto Tietê a queda foi de 4, 1%. Já no Estado e no País, os decréscimos foram de 4, 2% e 3,1%, respectivamente.

De maio para junho deste ano, o indicador cedeu 0,5 % em Guarulhos. No Alto Tietê, no território paulista e no Brasil, a queda foi parecida: 0,4%.

Para o presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque, o resultado da pesquisa é um alento aos comerciantes do município. “É importante ressaltar que a nossa entidade possui serviços e produtos que minimizam o risco de calote. A expectativa é que, com estes números, os empresários tenham mais confiança na hora de fechar negócios com seus clientes”, destacou.

Recuperação de crédito

O indicador de recuperação de crédito, por sua vez, recuou 3,7% nos valores acumulados no ano até junho. Já no valor interanual, a recuperação cresceu 3,8% enquanto nos dados mensais de junho contra o mês anterior o índice recuou 2,2%.

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. O índice calculado pela média móvel dos últimos 12 meses do mês de referência, tendo como ano base a média desses valores em 2011 (base = 100). A partir de março de 2016, as séries dessazonalizadas (as quais utilizavam o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau) foram descontinuadas.