Artigos

Marca Registrada: 4 dicas fundamentais para a criação da marca da sua empresa

Marca Registrada: 4 dicas fundamentais para a criação da marca da sua empresa
Guarulhos, 08 de agosto de 2017

Todo empresário sabe que abrir um negócio envolve questões administrativas, jurídicas, tributárias e burocráticas. Mas nem todos estão preparados ou se sentem confortáveis quando o assunto é criatividade.

Imaginar e ir além do que é tangível: este é um grande desafio do processo de criação de uma marca. Por isso, aqui estão alguns passos que pode te ajudar a encontrar o melhor nome e o logotipo ideal para a sua empresa, de forma que se conectem perfeitamente com o seu público.

1) Realize um brainstorming (reunião para geração de ideias) com a equipe

Reúna sua equipe para um simples encontro de brainstorming. Essa técnica propõe que um grupo de pessoas utilize seus pensamentos e ideias para chegar a um denominador comum, a fim de gerar ideias inovadoras que levem um determinado projeto adiante. Lembre-se:

  1. Defina uma pessoa responsável por anotar todas as ideias;
  2. Nenhuma ideia deve ser julgada ou descartada;
  3. Todas as ideias ocorridas no processo devem ser anotadas, para depois evoluir até a solução final.

Para direcionamento da dinâmica, escreva em um quadro grande ou em um cartaz de forma que todos vejam:

  • O segmento da empresa;
  • Principais necessidades dos seus clientes;
  • Política da empresa.

Ao final, vocês terão chegado a, pelo menos, três nomes e a uma ideia para o logo. Aí vem o próximo passo imprescindível.

2) Faça uma busca para ter a marca registrada

Você passou pela etapa mais difícil: encontrar um nome e uma ideia de logo que expressem a essência do seu negócio. Agora, você precisa avaliar as chances de proteger esse nome para que ninguém possa copiá-lo. Para isso, é preciso garantir uma marca registrada durante toda a existência da empresa.

O responsável pelo registro de marcas no Brasil é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, (INPI). Portanto, realize uma consulta ao Sistema de busca de marcas para saber se já existe alguma marca com o nome que você pretende registrar.

3) Contrate um profissional para criar seu logotipo

Informe a agência ou ao profissional responsável pela criação do seu logo as chances de sucesso de registro dos nomes e apresente a compilação das informações no brainstorming. Ele deve criar seu logo pensando nas possibilidades da marca registrada.

O profissional que o atenderá ou a agência de publicidade costuma realizar um briefing – um tipo de compilado de ideias – para entender melhor suas expectativas. Saiba os principais pontos que envolvem o processo de criação de um logo e o que esperar do seu fornecedor:

  • Estudo do Briefing;
  • Desenvolvimento do projeto gráfico;
  • Apresentação e discussão das ideias, abertura para sugestões, possibilidade de mudanças e ajustes;
  • Ajustes, melhorias e refinamentos da peça escolhida;
  • Entrega do material em CD (ou envio pela Internet) com a arte final das versões originais em programa vetorial e versões em bitmap com extensão .gif ou jpg para uso em aplicações Windows como Word e Excel e ambientes digitais.

4) Registre a sua marca

Nenhum dos passos anteriores terá adiantado se você não registrar a sua marca e seu logo. Isso porque você corre grande risco de alguém copiá-los e registrá-los antes de você, então, todo esse trabalho terá sido por nada.

A marca é o seu bem intangível, e ela carrega sua reputação e a sua identidade. Entenda aqui como se dá o registro da marca em Guarulhos e por quê é um procedimento tão importante.