Economia

Saiba como não ser vítima de fraudes comerciais nas férias

Parceira da ACE-Guarulhos, Boa Vista SCPC disponibiliza serviço para registrar perda ou roubo de documentos

Guarulhos, 07 de julho de 2017

Julho chegou acompanhado das férias para muitos consumidores. E em períodos como este, em que a rotina é alterada e a tônica é relaxar, aumentam os extravios e furtos de documentos e cheques.

Tal fato que pode gerar uma série de consequências para o bolso e para o nome do consumidor, caso aconteça o uso indevido dos mesmos. Por isto, a Boa Vista SCPC, parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos) orienta redobrar a atenção com malas, bolsas e carteiras, e a comunicar de forma rápida o ocorrido aos órgãos responsáveis para que o prejuízo não seja ainda pior.

Pablo Nemirovsky, superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC, explicou que quando acontece a perda ou mesmo o furto de um documento pessoal, como RG, CPF, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho, ou mesmo de cheques, é fundamental registrar um Boletim de Ocorrência (BO), e também acionar o “SOS Cheques e Documentos”, serviço oferecido gratuitamente pela Boa Vista SCPC em seu portal Consumidor Positivo – www.consumidorpositvo.com.br.

“Este serviço é uma segurança tanto para os cidadãos quanto para as empresas, uma vez que um alerta é disparado pelo sistema da Boa Vista SCPC no momento em que algum credor faz a consulta do número do documento ou do cheque apresentado por quem está tentando realizar a compra. Como o SOS Cheques e Documentos repassa a informação de que tal documento foi roubado ou extraviado, o credor consegue evitar a venda a uma pessoa mal-intencionada”, disse o superintendente.

Presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque afirmou que o serviço é fundamental para dar tranquilidade aos consumidores e empreendedores. “Sem pagar nada, os clientes e lojistas se protegem de possíveis golpes. É um processo muito simples e rápido. Mais uma vez, a nossa entidade, juntamente com outras associações comerciais que fazem parte da rede, entrega valor e oferece uma solução a todos envolvidos na atividade econômica do País”, destacou.

Para ter acesso ao “SOS Cheques e Documentos” é preciso fazer um cadastro simples e gratuito no portal Consumidor Positivo. Concluída esta etapa, no menu “Para Você” é só escolher a opção “Informar Documentos Roubados”, e seguir o passo a passo. A informação registrada no “SOS Cheques e Documentos” é repassada a lojistas e a concedentes de crédito, de todo o Brasil, sempre que o CPF é consultado nos produtos da Boa Vista, notificando a existência de que há algo errado com aquela documentação.

Segundo Nemirovsky, a informação fica disponível por cinco anos para quem faz as consultas na Boa Vista SCPC. “O próprio consumidor pode fazer o pedido de exclusão a qualquer momento. Se não o fizer, o registro é expurgado do cadastro após cinco anos”, completou. Caso o cidadão queira continuar com o aviso de extravio do documento ou cheque após os cinco anos, precisará fazer novo pedido e apresentar o Boletim de Ocorrência.

SOBRE A BOA VISTA SCPC

A Boa Vista SCPC é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, e para prevenção contra fraudes. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.

Oferece ao consumidor a consulta gratuita de seus débitos pela internet (www.consumidorpositivo.com.br), registrados em seu banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.

Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais e distribuidores, além da parceria com mais de 2 mil entidades representativas do comércio, da indústria e do setor de serviços. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera também o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.