Economia

Inadimplência do consumidor em Guarulhos subiu 0,6% em maio

Dados são da Boa Vista SCPC, parceira da ACE-Guarulhos

Guarulhos, 27 de junho de 2017

Em Guarulhos, a inadimplência do consumidor subiu 0,6% na comparação mensal de maio contra o mês anterior, de acordo com os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos).

Já no valor acumulado, a inadimplência diminuiu 2,4%, enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o indicador cedeu 5,5%.

O aumento entre abril e maio na cidade acompanhou os crescimentos que houve na Região do Alto Tietê (0, 8%), Estado de São Paulo (1, 3%) e Brasil (0, 5%).

Presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque afirmou que as pessoas estão voltando a consumir mais, o que justifica a alta da inadimplência, e disse que os comerciantes necessitam ter cautela na hora de vender.

“Ainda estamos em uma situação delicada da economia brasileira. Não podemos abrir crédito sem uma análise prévia. Os associados da nossa entidade contam com serviços e consultas, como a Família Acerta, que proporcionam mais segurança na hora de fechar um negócio”, exemplificou.

“Consultando o histórico e o risco do cliente em nosso banco de dados, o empresário consegue realizar transações mais assertivas, minimizando as chances de tomar calote, evitando prejuízo e dor de cabeça. Desta forma, ele obtém melhores resultados e aquece o fundo comercial do município”, concluiu.

Recuperação de crédito

A recuperação de crédito do consumidor, por sua vez, subiu 0,4% na comparação mensal de maio contra o mês anterior. No resultado acumulado, a recuperação diminuiu 1,6% enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o indicador cresceu 6,5%.

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. O índice calculado pela média móvel dos últimos 12 meses do mês de referência, tendo como ano base a média desses valores em 2011 (base = 100). A partir de março de 2016, as séries dessazonalizadas (as quais utilizavam o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau) foram descontinuadas.

Sobre a Boa Vista SCPC

A Boa Vista SCPC é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, e para prevenção contra fraudes. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.

Oferece ao consumidor a consulta gratuita de seus débitos pela internet (www.consumidorpositivo.com.br), registrados em seu banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.

Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais e distribuidores, além da parceria com mais de 2 mil entidades representativas do comércio, da indústria e do setor de serviços. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera também o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.