Artigos

Quanto custa registrar uma marca em Guarulhos?

Quanto custa registrar uma marca em Guarulhos?
Guarulhos, 28 de julho de 2017

Um dos maiores patrimônios de qualquer empresa é a sua marca. Para protegê-la legalmente, é necessário registrá-la. Dessa maneira, você assegura seu negócio dos concorrentes e contra possíveis copiadores. As empresas que possuem suas marcas registradas alcançam maior autonomia e espaço no mercado. O investimento realizado agora se refletirá no futuro fluxo de caixa da empresa.

Para saber quanto custa registrar uma marca em Guarulhos e como dar o primeiro passo, confira este artigo.

Como registrar uma marca?

A ACE Guarulhos realiza esse serviço há mais de 10 anos para empresas de diferentes segmentos. Profissionais especializados no assunto garantem tranquilidade e sucesso do procedimento, que consiste nos seguintes passos:

  1. Pesquisa sobre sua marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial, responsável pelo registro de marcas no Brasil);
  2. Compilação dos dados e documentos da sua empresa para cadastro;
  3. Registro misto (da sua marca e do seu logotipo, já nos formatos exigidos pelo INPI);
  4. Entrada no sistema;
  5. Envio para o cliente do processo gerado e de relatórios bimestrais com os detalhes completos.

O processo se inicia na pesquisa e leva de dois a três anos para ser concluído. A ACE possui um software de acompanhamento que oferece os alertas sobre oposições, deferimentos e quaisquer avanços até a conclusão do processo (quando é gerado um certificado com validade de 10 anos).

Ao registrar primeiro uma marca em determinado segmento específico, a preferência é sua, e você pode contestar qualquer empresa que tente fazer o mesmo.

Qual é o valor do investimento para registrar uma marca em Guarulhos?

Você pode ver os valores na página sobre Registro de Marcas da ACE Guarulhos. A associação oferece facilidades de pagamento.

  • Existe uma taxa do INPI que é uma cobrança única e os valores se diferem por categoria empresarial;
  • Uma anuidade para acompanhamento do processo: valor de um salário mínimo no último mês de cada ano enquanto durar o processo de registro. O valor da primeira anuidade é proporcional aos meses acompanhados no ano da contratação.
  • Depois de concluído o processo, nenhuma outra taxa é cobrada.

Vale a pena, considerando quanto custa registrar uma marca?

Sem o registro, seu negócio não está completamente sustentado e consolidado. Você corre o risco de ter que mudar o nome e o logotipo da sua empresa. Dá para mensurar o impacto financeiro e administrativo disso, bem como os desafios em termos de marketing?

Além de tudo, apenas uma marca registrada pode gerar receita por meio de licenciamento, franquia ou venda.

A longo prazo, o investimento é vantajoso e seguro. Se pensarmos em números, durante 10 anos, como associado da ACE Guarulhos, o investimento para esse serviço é de aproximadamente R$ 450,00 por ano, ou seja, R$ 36,00 por mês (considerando a soma de todos os investimentos necessários e a divisão por 10 anos).

Ao saber quanto custa registrar uma marca e por onde começar, fica mais fácil se planejar para essa importante decisão.

Para saber mais sobre  quanto custa registrar uma marca, entre em contato com o setor de Registro de Marcas: (11) 2137-9342 / 97571-0349, de segunda a sexta, das 8h às 18h. Aqui você também encontra outras informações.