Artigos

Como usar a Via Rápida Empresa em Guarulhos

Como usar a Via Rápida Empresa em Guarulhos
Guarulhos, 17 de agosto de 2017

Você já imaginou poupar mais de 3.000 horas, dispor de um atendimento informatizado para abertura de empresa e realizar solicitações a partir do sofá da sua casa? É para essa proposta que a Via Rápida Empresa em Guarulhos foi inaugurado em 2017.

Aliás, a cidade da região metropolitana de São Paulo foi a primeira a receber o posto de atendimento nesse ano, graças a uma parceria com a Prefeitura do município, a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDCETI).

Apesar de esse serviço já estar em 132 cidades paulistas, a Via Rápida Empresa em Guarulhos é a maior já implantada no Estado. Mas o motivo para comemorar não é apenas esse: como dito no início desse artigo, se antes um empresário desejava abrir um próprio negócio na cidade, ele poderia levar até 3.120 horas. Parte delas dedicadas a estar de um lado para outro fazendo trâmites burocráticos.

Com o serviço, o procedimento de abrir uma empresa de pequeno porte pode ser feito pela internet. Na sequência, segue para uma avaliação de risco, cujo resultado pode ser consultado também pelo ambiente virtual.

Essa facilidade visa a redução no número de empresas que atuam sem licença de funcionamento. Segundo estimativa da SDCETI, podem haver até 2 mil negócios sem a regularização devida, o que expõe o empresário a vulnerabilidades e não contribui para a receita tributária da cidade.

Quais benefícios da Via Rápida Empresa em Guarulhos?

Para uma economia em recuperação, toda medida que dinamize o mercado e facilite as operações (ainda mais de pequenos e médios empreendedores) é extremamente válido, não é mesmo?

Mas no caso desse serviço, essas vantagens vão além! Listamos benefícios que o empreendedor que reside em Guarulhos poderá obter com esse serviço:

  • Diminuição das barreiras de formalização;
  • Maior transparência para processos legais de abertura de empresa;
  • Simplificação de processos e procedimentos;
  • Redução do tempo para atividades de licenciamento;
  • Ampliação da segurança jurídica;
  • Facilidade na formalização de abertura de empresa;
  • Integração de informações.

O que fazer para usar a Via Rápida em Guarulhos?

Para alcançar os benefícios acima, há uma série de possibilidades que simplificam o processo de formalização, integração de dados e gestão de informações de empresas que se estabelecem em Guarulhos.

A página da prefeitura reúne uma série de recomendações que auxiliam nesse propósito. Para melhor funcionamento e agilidade nos procedimentos, o ideal é já realizar a sua Certificação Digital.

Esse documento é uma espécie de senha que favorece ao empresário abrir contas em agências bancárias, assinar contratos na modalidade digital, efetuar pesquisas de documentos essenciais para funcionamento de empresa (como certidões ou escrituras de imóveis), realizar transações de FGTS, entre outras possibilidades.

Para emitir o certificado digital, é só clicar aqui para fazer o documento junto com a ACE Guarulhos. Viu, só? A praticidade do mundo digital que acompanha a sua capacidade de empreender.!Aproveite e veja como abrir empresa em Guarulhos neste artigo!