CME

Especialista mostra a importância do Instagram para aumentar vendas de empresas

Publicitária Simome Sguerri exibe números e dá dicas em curso realizado na ACE-Guarulhos

Guarulhos, 26 de abril de 2017

O Conselho da Mulher Empreendedora (CME) da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos) organizou, na noite desta quarta-feira, 26/04, um treinamento sobre a utilização do Instagram para impulsionar as vendas de uma empresa, na sede da entidade.

O curso foi ministrado pela publicitária Simone Sguerri, proprietária da agência Bubble Digital, especializada em Social Media Marketing. Durante a palestra, ela mostrou o quanto o Instagram tem crescido no Brasil e no mundo. De acordo com a publicitária, a rede social possui 45 milhões de usuários no Brasil e 600 milhões em todo o mundo. Além disto, só no País, um milhão de pessoas aderem à plataforma mensalmente. Os empreendimentos também têm utilizado bastante o aplicativo. Há oito milhões de perfis empresariais espalhados pelo planeta – o Brasil é o segundo do ranking, perdendo apenas para os EUA.

“Cada rede social tem a sua importância. O Instagram, atualmente, é a rede social que mais cresce no mundo, com uma velocidade impressionante. Para as empresas que trabalham com imagem, a plataforma tem sido fundamental. Empreendimentos que atuam nas áreas da moda e alimentícia possuem bastante retorno por meio do Instagram”, explicou. “É uma plataforma que não tem tantas distrações como o Facebook. Por um lado, isto é ruim. Mas, por outro, é bom, já que o engajamento acaba sendo maior”, continuou.

Dicas e hashtags

Simone, no entanto, alertou que esta rede social não é adequada para qualquer tipo de negócio. “Uma empresa que vende parafusos, por exemplo. O seu produto não tem tanto apelo visual para chamar a atenção dos usuários do Instagram. Claro que o responsável pelo perfil deste empreendimento pode ser criativo e postar algo lúdico, mas o Instagram não é a plataforma ideal para este negócio. Os empresários não podem sair criando contas em todas as redes sociais apenas para estar nelas. Precisam saber o que elas oferecem e como trabalhá-las”, avisou.

A publicitária ainda citou a importância das hashtags (#) para a visualização dos posts. “Os usuários necessitam colocar, no mínimo, cinco hashtags. O máximo permitido são 30. Eu aconselho postar o máximo possível. Quanto mais hashtags há em uma publicação, maior a probabilidade de ser vista”, pontuou.

“O próprio Instagram te dá dicas de hashtags enquanto você digita. Porém, elas não podem ser postadas de qualquer forma. Um exemplo: quando se fala de casamento, os responsáveis por um perfil empresarial, geralmente, escrevem ‘love’. É um muito abrangente. Agora, quando  se coloca ‘noiva’, você atinge o seu público-alvo de uma forma mais assertiva. Outra coisa, não se pode quebrar frases com  hashtags. Assim, elas não surtirão o efeito esperado”, finalizou.